Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ana Júlia é a única petista a governar estado sob risco de não se reeleger

BELÉM - A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), pode ser o único governante petista a não conseguir mais um mandato. O ex-governador Simão Jatene (PSDB) lidera as pesquisas de intenção de voto na casa dos 40%, e ela, com 23%, é ameaçada pela ascensão de Domingos Juvenil (PMDB), que passou de 5% para 15% da preferência do eleitorado.
"Ana Júlia está numa situação desconfortável, pois possui um grau de rejeição de mais de 50%", comenta o cientista político Edir Veiga, da Universidade Federal do Pará. Ele relata que vários escândalos que envolvem nomeações para cargos públicos, compras sem licitação e a piora dos índices de violência no estado geraram um enorme desgaste na imagem da governadora. Na sua avaliação, o desempenho da propaganda eleitoral será decisivo.
Para o coordenador da campanha petista, André Farias, as pesquisas são reflexo de momentos, sendo, portanto, passíveis de mudanças. "Temos a maior frente de apoio do estado, com o PT e mais 13 partidos. A cada dia novos setores se juntam à campanha. Vamos mostrar o que ela fez e que, como o presidente Lula, precisa de mais um mandato para seguir com seu projeto de transformação do Pará."
As deficiências do governo atual deverão ser exploradas pela campanha de seus adversários. "Ana Júlia se elegeu com um discurso de mudança que se revelou um engodo e isso deixou a população frustrada", diz o coordenador de marketing do tucano, Orly Bezerra. Ele conta que apesar de ter deixado o governo com aprovação de 80%, Jatene não foi candidato à reeleição em 2006. Na ocasião, o partido optou pela candidatura de Almir Gabriel, que tentava um terceiro mandato.
Correndo por fora, o peemedebista Domingos Juvenil conta com o apoio dos ex-governadores Jáder Barbalho e Almir Gabriel, que recentemente afiliou-se ao PMDB. "Juvenil passou por todos os cargos políticos do estado: foi vereador, prefeito, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa. Ele conhece o Pará e surge para interiorizar o desenvolvimento", diz o coordenador da equipe de marketing do candidato, Alexandre Marins.

Eleição nacional
Mesmo com o presidenciável José Serra (PSDB) liderando as pesquisas no Pará, a campanha da petista aposta na associação com o governo de Lula e a candidata governista Dilma Rousseff. A iniciativa, porém, pode não surtir os resultados almejados, segundo o cientista político. "As pesquisas recentes demonstram que a capacidade de um governante transferir votos geralmente ocorre numa mesma esfera, a exemplo do bom desempenho de Dilma influenciada pela popularidade do presidente Lula. É difícil, porém, ocorrer essa mesma situação com relação aos governos estaduais", avalia Edir Veiga.
A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), pode ser o único petista a não se reeleger. Simão Jatene (PSDB) lidera e Domingos Juvenil (PMDB) ameaça a segunda colocação.
(Fonte: Portal DCI - De olho na política)

Nenhum comentário:

Postar um comentário